sexta-feira, 26 de agosto de 2005

47th Annual Chicago Air & Water Show

Isto já foi no fim d semana passado... mas tava demasiado emocionado c os Garbage para contar outras histórias!
No fim de semana passado, como aliás na maior parte dos outros, tive a trabalhar, pq as minhas experiências e o relatório não se fazem sozinhos e o tempo escasseia cada vez mais! Mas nem por isso deixei d me sentir em fim d semana... Porquê?
Pelos vistos, todos os anos em Chicago, por esta altura, fazem um grande festival aéreo junto às praias (a zona recomendada para assistir é ligeiramente a Norte de Downtown, com o centro de tudo na praia de North Avenue). A Sue falou-nos disso, e eu e o Klaus ficámos logo com vontade de ir ver tal demostração do poderio militar dos meus queridos anfitriões!! O show repete-se sábado e domingo, das 11 às 16h, e vão passando vários tipos de aviões, que podem simplesmente passar uma ou duas vezes prás pessoas libertarem exclamações de pasmo e admiração, ou então fazem umas acrobacias. Tb há qualquer coisa com barcos, mas era demasiado cedo pra nos fazer acordar num fim d semana...
A ideia era ir no sábado, só que o Klaus chegou tarde ao lab e foi apanhado plo Rick (o Boss), que q queria falar c ele sobre um artigo em preparação... então acabámos por perder a hora! Mas como a vontade d trabalhar tb não era assim tanta, e nenhum de nós tinha almoçado, acabámos por ir a Chicago na mesma, com a vã esperança de apanhar o Air Show... A questão é q chegámos lá Às 16h10, e já só havia pessoas a vir embora! Mas tudo bem... acabámos por ir à Cheesecake Factory, debaixo daquele prédio grande do qual eu tenho as fotos lá de cima, comer uma bela "pasta" q deu pra almoço e jantar (tb, às 5 da tarde...). Voltámos pró lab e fizémos o q tínhamos a fazer, até q às 21h30 távamos despachados (eu tava, o Klaus não mas não se importava de voltar depois! Ele trabalha a horas mt... especiais!!) e no lab só mais com a Catarina. Ora a Cat tava a tentar acabar a parte experimental do trabalho dela (vai pra Portugal já dia 10), por isso passou lá o dia todo, mas naquele momento tinha um período de espera de 3h30!!! Então "ala q se faz tarde", pegámos em nós e lá voltámos pla segunda vez no mm dia a Chicago, pra tomar uma bebida num sítio qq! Andámos a dar umas voltas de carro entre os prédios, depois tentámos ir a uma zona mt fixe, onde está um observatório astronómico, junto ao qual se tem uma vista fantástica sobre a cidade, mas não pudemos passar (havia um concerto nas redondezas) e então fomos parar ao Millenium Park, em plena downtown. Acabámos por dar só um passeio por ali e voltámos pra Evanston, passando plo Drive Thru do Dunkin' Donuts pra buscar um Icey Mocha (o meu novo vício!).

Mas o Air Show ainda se ia repetir no dia seguinte! Portanto eu + Klaus, à hora de almoço de domingo, lá fomos pla terceira vez no fim d semana a Chicago, prá Oak Street Beach (aquela onde eu fiz praia e tenho as fotos, era mais ou menos o limite Sul pra assistir ao espectáculo), sentar num paredão e a vê-los (aos aviões) passar! Tivémos de estacionar muito, muito longe, mas até foi interessante pq vi uma parte "normal" da cidade, sem ser uma zona pra turistas ou de prédios de 50 andares. Em qualquer rua daquela zona da cidade, em que desse pra olhar pra perto do Lago Michigan sem ter um arranha-céus à frente, haviam magotes de pessoas nos passeios, quer em pé quer em banquinhos q as pessoas levavam atrás (lembram-se da Expo '98??). Na praia então nem se fala... eram realmente milhares de pessoas (a previsão para o total dos 2 dias era de 2 milhões de pessoas a assistir!!), e lá arranjámos um poiso no paredão enquanto víamos aviões antigos em formação a fazer loopings e outras acrobacias, paraquedistas a cair do céu c um fumo vermelho (!) - um dos quais abriu o paraquedas, depois largou-o (ouve um bruááááá no povo) e uns segundos dpois abriu outro, enquanto outro ainda deu uns mortais com o paraquedas! - um bombardeiro (acho q era o infame B52) escoltado por jactos, e no fim um jacto F18 a fazer voos junto ao lago acima da velocidade do som (a primeira vez q o vi assim foi mt, mt estranho... ver o avião e pensar pq é q não tava a fazer barulho!!!) ou a mudar de direcção com uma velocidade impressionante.
Entretanto, tradicionalmente o show acaba com os F16 Thunderbirds (eu não percebo nada de aviões, mas tive a ver no Google como eram), q parece q voam em formação a 18in (segundo o conversor do meu telelé, 45,72cm!!!) uns dos outros... só q essa distância é tão pequenina, tão pequenina, que pelos vistos no sábado dois deles tocaram-se e caiu qq coisa não identificada no lago!!!! Então no Domingo acharam melhor cancelar essa parte, pela primeira vez em muitos anos! Acho q é realmente muito giro, pq além de fazerem umas coisas giras em formação põem-se a voar por entre os prédios (não cheguei a perceber se é mm "entre" os prédios, ou simplesmente por cima deles e não só por cima do lago). Mas como diziam na estação de rádio que transmite todas as informações sobre o Show (nomes dos pilotos e modelos dos aviões, o background de ambos, etc... até cheguei a ouvir, qd ainda távamos no carro, um piloto de um daqueles aviões tipo filmes da 2ª Grande Guerra a falar em directo e a dizer o q ia fazer a seguir, enquanto pilotava!), o mais importante é a segurança, e que sabiam q as pessoas iam compreender, q os pilotos ainda estavam mais tristes c não poderem voar q o público!

E pronto... no dia a seguir ainda fui pla 4ª vez em 3 dias à cidade grande... pra ver os Garbage!!
Agora ando a ver se arranjo bilhetes (mas só se for pechincha como foi esta semana) pra ir ver White Stripes...

Sem comentários: