sábado, 20 de agosto de 2005

Má sorte, ter sorte!

Então ontem lá estava d olho em bilhetes pró concerto de Garbage, q apesar dos bilhetes a $38 já estava esgotado há uns tempos... o que me fez ficar uma tarde a controlar, d meia em meia hora, o site do eBay pra ver como ia o leilão dos bilhetes!
As pessoas põem muitas vezes o preço base a $0.99, funcionando como estratégia pra muitas pessoas licitarem e o leilão ir subindo, sem assustar os clientes c um preço à partida já mt elevado. Mas o Klaus, q é coleccionador de moedas e por isso um "expert" (eu diria mesmo viciado) no eBay, teve a dar-me as dicas todas e disse-me pra só licitar a 20 segundos do fim do leilão, e nessa altura pôr o preço máximo q tivesse disposto a pagar, pq o site, como é o fim do negócio, diminui automaticamente esse valor para que esteja só ligeiramente acima da última oferta.

Isto vai ficar melhor explicado com o q aconteceu a seguir... 2 minutos antes d acabar o leilão, de 2 bilhetes, que eu queria, vi o fim d outro em q nos últimos segundos o preço foi de 40 dólares até 54... então qd o meu (q era exactamente igual ao anterior, feito pelo mesmo vendedor e tudo) tava a acabar pus a minha oferta máxima: $55. Só q o raio do site tb tem uma coisa, em q a pessoa diz o seu limite máximo de licitação e ele automaticamente licita sempre por cima desde q não passe o tal valor determinado! Resultado: um gajo qq q tava c essa coisa de licitação automática (e eu não sabia) ficou com os 2 bilhetes, por $56 (qd o leilão, uns minutos antes, ia em 31...). Mas pronto, tudo bem, eu tb não queria pagar disparates pró concerto, embora seja quase um trauma nunca ter visto os meus queridos Garbage ao vivo (última vez em Portugal foi no festival T99, tinha eu 17 aninhos e vivia a 300km de distância).
Entretanto... havia outro leilão do mesmo tipo, também a licitar por 2 bilhetes, que acabava meia hora depois. O preço andou sempre por volta dos $20, mas eu pensei q no fim ia subir barbaridades por ser o último a decorrer nos mesmos moldes, mas quis arriscar a minha sorte (o não tinha eu certo, como diria a minha mãezinha!). Procedo então à mesma táctica: leilão no fim, minha oferta=55 dólares. Passados uns segundos, qual não é o meu espanto ao ver q só outra pessoa tinha licitado perto do fim, e essa pessoa ofereceu $30.50! Quer isto dizer q o site usou a minha oferta só para superar essa, e eu fui o orgulhoso "vencedor" por $31, qd um bilhete (esgotadíssimo) custaria 38!!

Resta dizer q a "apoiar-me" estava o Jason, um dos meus amigos undergrad cá do lab, q vai cmg ao concerto. Ou seja, embora eu estivesse disposto a pagar até 40 dólares pra lá ir, até mm a comprar nestes leilões 2 bilhetes e dpois usar só um (dd q gastasse o q tinha pensado), apesar de ter perdido um leilão no qual me propus a pagar 55 dólares (até disse ao Jason q se ele quisesse pagasse 20 e eu pagava o resto, coisa q ele recusou d pronto), lá estarei na 2ª feira, aos saltos e a cantar, orgulhoso da minha poupança "quaise" épica!!!

É realmente a "Terra das Oportunidades", não??

Ah... e pra quem esteja preocupado com eu ter sido vítima de trafulhice, o vendedor q me calhou na rifa está registado no site há 7 anos, e tem uma avaliação positiva dos outros utilizadores de 99,8%... eles não brincam em serviço!

Sem comentários: