segunda-feira, 11 de julho de 2005

C. elegans e outros animais

Comecei a trabalhar (mais ou menos). Hoje estive a "brincar" c os vermezinhos q vão ser parte do meu dia-a-dia aqui (e quem sabe depois disso...). Aquilo a q se poderia chamar de "C. elegans 101", i.e., a primeira aula pra poder trabalhar c eles, é aprender a transferi-los entre diferentes caixas, sem os matar (de preferência). Vou tentar explicar:

AVISO À NAVEGAÇÃO: Vem aí uma explicação meio científica, meio à Mário... se não tiverem praí virados (a minha mãezinha sempre me disse q eu não era lá grande professor, o q pode querer dizer algo da qualidade da info q se segue) passem em frente... leiam só o fim do post q é sobre outra coisa...

Os C. elegans comem bactérias, e nós damos-lhes uma estirpe específica de E. coli (provavelmente a bactéria mais conhecida do mundo, certamente a mais utilizada na investigação) para se alimentar. Aliás, mantemos os bichos em caixas de Petri (mm quem não é biólogo já deve ter visto na TV) q tá coberta de um "tapete" das ditas cujas bactérias. Deste modo, os vermes vão rastejando por cima da sua própria comida (bela vida, é o q é!).
Outro aspecto é a manipulação em si... Agarra-se numa pipeta de Pasteur (pra quem não sabe, um tubinho de vidro q é mais fino numa das pontas, e serve mais ou menos de conta-gotas se lhe pusermos qq coisa q puxe na outra ponta!) e na parte fina um bocadinho de fio de platina (boa vida hã!?! cheio de metais preciosos!). Na chama, deixa-se o vidro derreter pra agarrar a platina, e ficamos c uma agulhazinha! Depois ainda falta curvar a platina em relação ao vidro (um pouco menos q 90º) e a parte mais gira... C um alicate especial, aperta-se c toda a força a pontinha do fio de platina (qt menos se conseguir agarrar do fio, melhor fica) e resulta uma mini-colher! "Et voilá", vamos caçar C. elegans.
A ideia da vamos-chamar-lhe-colher é tocar mt ao de leve no tapete de bactérias c a parte de baixo, para q essa zona fique pegajosa (fica mm, eu comprovo). Depois vamos a uma caixa onde estejam os nossos bichinhos e tocamos-lhe c a mm zona (ou seja, não ando praqui a dar-lhes colheradas - eles aderem à parte de baixo, got it??). A seguir, c eles presos, volto a soltá-los onde quiser! Isto parece mt simples, mas é a base de tudo o resto, pq se eu não souber mexer neles, não posso fazer mais nada! E por isso mm passei hoje umas horas a fazê-lo. A Susana de vez em qd lá me dizia q sabia como aquilo podia ser um bocado chato, monótono, mas eu até me diverti (estar a ouvir o Mini-Disc tb ajuda), e acho q foi mm mt útil pra mim!

NOTA: Acabou a parte chata

Entretanto, e já q tamos a falar d animais, aproveito pra partilhar convosco alguma da fauna de Evanston, Illinois... Há imensos esquilos, é normal ver uns quantos a fugir prós arbustos ou árvores qd vou pra casa; pirilampos, mm na minha rua qd chego a casa à noite; peixes enormes no lago artificial q a Universidade resolveu construir... apesar de terem outro mm ao lado c o tamanho de Portugal (e do qual este é abastecido); muitos, mas muitos mm mosquitos, talvez tb outros insectos, mas só dou por eles qd vou pra casa ao anoitecer e eles tão loucos a perseguir os senhores candeeiros da rua; gaivotas, vi-as contentissímas num dos campos de jogos (q são mm ao lado do lago), quiçá a treinar uma jogada de futebol americano. Também já fui informado da existência de doninhas fedorentos (como o Pepe la Peu dos desenhos animados) e furões, e portanto aconselharam-me a mandar pedras ao lixo antes de me aproximar, se o for pôr de noite. Por agora é tudo, mas se vir outros bichos diferentes eu aviso (e não contam os fungos, bactérias q não E. coli, vírus e ácaros q possam vir a contaminar as caixinhas dos meus C. elegans)

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem...é sempre bom ver que começas a ter contacto com a fauna de zona... Mas toca a garantir que a única fauna é a animal irracional, hein?!?!?
Gosto muito do objecto vamos-chamar-lhe-colher!
Mostra-lhes a raça do latino.... :)

Anónimo disse...

Gostei da parte de atirar pedras aos caixotes do lixo!! Também achei piada às gaivotas "contentíssimas"! Elas também dizem "mine" (como as do Nemo) ou ainda não lhes falaste?! Devias fritar os C. elegans em pouco óleo... deve ser uma bela iguaria!

Anónimo disse...

Olá!

Cumprimentos de um “Tuga” em Lisboa para ti!
Escrevo-te esta mensagem por razoes académicas. Estou a fazer Mestrado em Biologia do Desenvolvimento e gostaria de desenvolver a minha tese estudando o efeito das radiações ionizantes nos seres vivos ( radiobiologia, sou BSc em Radiologia) e gostaria de ter a tua opinião sobre o facto de eu poder vir a utilizar C.elegans como modelo. Algumas sugestões?

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Anónimo disse...

bioriccardo@gmail.com